MPC 5000 versus Resto do Mundo

Para vocês que gostam de discutir material, compressores, mesas, sintetizadores...

MPC 5000 versus Resto do Mundo

Mensagempor oDESGOSTO » Sexta Abr 16, 2010 1:30 am

Boas Pessoal!

Estou numa de fazer um upgrade e procuro uma boa máquina para trabalhar!

Estão a falar com um gajo que teve uma MPD32 e um MPK49 e que acabou por vendê-los por isso dispenso controladores Midi! Quero abstrair-me ao máximo da utilização do PC e focar-me na utilização de instrumentos.

A ideia principal é ter um sampler/sequenciador e se possível um synth. Quando fiz a ultima alteração de hardware pensei comprar os Elecribes da Korg, o EMX e o ESX (synth e sampler, respectivamente). O preço dos 2 fica cerca de 800 e qq coisa euros lá fora, o preço de um cá!
Mas já notei que os Electribes são um tanto limitados...

Existem duas opções simpáticas da Roland, a MV-8800 (a workstation semelhante à MPC) e a MC-909 (workstation semelhante aos sequencers da Korg). O problema destas duas opções é serem um pouco copy-paste de máquinas já implementadas por outras marcas e também o seu preço excessivo (falamos de 1700 a 2200 euros).

Depois há as MPC da Akai, que são máquinas clássicas!
Já li muita coisa sobre a 5000... sinceramente parece-me a máquina perfeita pois integra as funcionalidades das MPC com um synth já incluído.
O problema: ler review do Just Blaze e outros fóruns para terem a noção da lista de bugs que esta máquina tem!!
A 5000 já levou uma correcção brutal do seu OS e tal como as novas MPCs permite incorporar OS's de terceiros, a juntar ao módulo sintetizador e aos apenas 1400 euros de custo parece-me uma boa compra.

Em alternativa, adquirir o bundle da PlasticSounds para a MPC 2500 SE que por 1200 euros já vem com os upgrades (128MB mem e CD/DVD drive), e tentar encontrar um Synth barato para juntar (no Leiloes.net anda um EMX-1 à venda).

Comentários precisam-se... mais importante, existe algum utilizador da MPC 5000 por aqui??
oDESGOSTO

Registado: Sábado Jun 13, 2009 1:47 pm

Re: MPC 5000 versus Resto do Mundo

Mensagempor oDESGOSTO » Domingo Abr 18, 2010 10:45 pm

Double post mas necessário...

Já confirmei de fonte fidedigna que todos os bugs desta máquina foram corrigidos quando saiu o OS 2.0.
A culpa é da Internet que deixa a informação a flutuar e não esclarecem ou encerram tópicos (de outros fóruns) antigos.

Parece que este menino vai apostar na MPC 5K, mesmo sem software dos Jenious vem com um synth metido!
oDESGOSTO

Mensagempor DarkSunn » Segunda Abr 19, 2010 12:13 am

hey hey hey, Desgosto, mékié?

Pá, não sou user da 5k (tenho uma 2kxl e já tive uma mpd16 e uma 24). Segundo sei, é uma máquina muito forte - à semelhança do que a 4000 representa comparada com a 2kxl - especialmente pela adição do synth interno.

Se queres ir só por hardware e deixar o software de vez, acho que é capaz de ser a escolha mais acertada - apesar de achar que SÓ a mpc acaba por ser curto, mas isso acho que depende do que queres fazer.

Em relação às correcções de bugs, sinceramente, não tenho andado em cima disso. Só tenho o conhecimento dos bugs que vieram à "nascença", lol. Se os corrigiram, muito melhor, sem dúvida.
DarkSunn

Registado: Sexta Jun 12, 2009 11:18 pm

Mensagempor oDESGOSTO » Segunda Abr 19, 2010 11:33 am

Hey Darksunn, wazzup?!

Pois é... cada vez mais perto da 5K! Já tive a ler mais um pouco e os bugs que o Just Blaze reportou (ironicamente já corrigidos na altura em que os reportou com o OS 1.01 ou 1.02, e ironicamente na mesma altura em que a Roland lhe fez um contracto de endorsement) e confirmei estar 100% limpa com o OS 2.0

Estou só a tirar mais umas dúvidas com o Mesquita e compro logo este mambo. A princípio pensei em separar as águas e comprar uma MPC 2500 e um synth (MicroKorg ou MiniAK) mas depois de ver a modulação da MPC 5K acho que está ao nível dos synths potentes que por aí andam! :)
oDESGOSTO

Mensagempor oDESGOSTO » Quarta Abr 21, 2010 12:38 pm

JÁ ESTÁS!!

No final da semana faço a review da MPC 5000! :D
E do Rode NT3! :D
E da... da... falta de vida social que vou ficar a partir desse dia!! :D
oDESGOSTO

Mensagempor Pulso » Quarta Abr 21, 2010 2:05 pm

Have fun então :D
"Who farted? Was it Jar Jar Binks? Is him the reason why the new Star Wars stinks?" - Sage Francis
"Any Earth under my feet becomes a castle, any word I endeavor to speak, I command you" - Brother Ali
http://www.myspace.com/pulsoqwerty
Pulso

Registado: Sábado Jun 13, 2009 7:52 pm

Mensagempor oDESGOSTO » Sábado Abr 24, 2010 11:57 pm

Depois de uma tarde inteira a explorar a máquina parece que ainda agora só a sei ligar! :P

Até agora só brinquei mesmo com o básico. Testei uns synths, fiz uns ritmos, experimentei uns samples... coisas básicas...

Esta máquina já traz um disco interno de 80Gb com conteúdos da LoopMasters (dão jeito!) e pelo que li o disco pode ser substituído! O disco original é um Western Digital Caviar, um bocado barulhento... por agora não penso em alterar o disco mas tenho de calcular a quantidade de 'lixo' que tenho no meu disco externo e passar para a máquina.
A máquina só lê .WAV e quando é ligada ao PC o PC detecta o HD como um HD externo e o leitor de cartões. Passar samples/junk para a máquina é simples, só drag&drop para o disco interno.

Não me vou alongar muito sobre o que a máquina faz e não faz... há milhentos videos no Tubes e milhentos tópicos noutros foruns, só vou dar a minha opinião pessoal.

Como nunca tive uma MPC não a posso comparar mas de todo o material com que já toquei isto foi o mais avançado. Ainda não domino a máquina (nem pouco mais ou menos) e o manual está sempre ao meu lado. O pessoal fala mal do manual mas sempre que tive uma dúvida o manual safou-me. Gravar, sequenciar, choppar samples... até mesmo tocar o synth é fácil!
Eu tive uma MPD24 e vendi-a por não conseguir sequenciar correctamente no GURU/Reason/Nuendo; tive uma MPK49 que vendi por falta de espaço (porque nunca cheguei a explorar o teclado) e utilizei-o para tocar no Reason quando ainda não tinha descoberto o Live. Esta máquina não precisa de DAWs para nada! Basta carregar samples/kits/whateva e isto bomba sozinho.

Ainda não consegui criar uma música com intro-base-chorus-outro mas já consigo criar várias sequências e manipulá-las em tempo real (live act). Espero começar a gravar pistas para breve.

Uma cena brutal que experimentei nesta máquina é a Mixer que ela traz. Tenho samples que não foram masterizados correctamente e ficam com volume mais baixo quando os toco com os kits. Com o Mixer interno posso baixar o volume dos kits e masterizar o som da sequência na hora! Muito bom!

Esta tarde não fiz mais nada a não ser explorar e tocar (até me esqueci de ver o City a jogar :P)! Ainda não a tenho em minha casa (estou a ocupar a casa da patroa) mas na próxima semana já a tenho ligada à mixer externa e colunas e o cacete!

Ficam aqui dois videos um bocado arcaicos... é a primeira vez que mexo numa MPC por isso não se pode pedir muito... a qualidade também não é a melhor, como não tenho colunas tive de gravar isto com o iPod e com os phones aos berros! :P

Aqui vai um video de um sample com o autoChop (ou ChopShop):
http://www.youtube.com/watch?v=XNIMYp3MB48

Isto é uma malha que já ando a trabalhar desde os tempos do software. Bastou exportar o segmento (sample) para a máquina e o resto é feito in MPC 5000.

Aqui vai outro video com algumas sequências que gravei na tarde de hoje:
http://www.youtube.com/watch?v=i8Vg_ehUVLs

Gosto dos ritmos mas os synths têm de ser mais trabalhados! Ah, aqui não há loops! Isto foi tudo tocado nos pads (um teclado midi ajuda muito nos synths).

E por agora é tudo... 'tou a curtir milhões a máquina! Ainda não recebi o micro mas também não era prioritário.

PUXAAAA!! :twisted:
oDESGOSTO

Mensagempor djspark » Domingo Abr 25, 2010 1:01 am

damn quero uma dessas!
djspark

Registado: Sábado Jun 13, 2009 4:40 am

Mensagempor OVERDOPE » Terça Mai 04, 2010 9:34 am

hihihihi já testei a 1000 e a 2500 e nada a ver com mpd's e outros pads. falta me testar a 5000. vai dar tudo a msm cena a meu ver.....o groove nao difere muito
com uma mil e um midi já eu ficava mais que safo! ahahha
OVERDOPE

Registado: Segunda Abr 19, 2010 12:10 am

Voltar para Produção/Máquinas/Estúdio

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante